top of page
  • Foto do escritorLua Pche

Loja de Inconveniências

Atualizado: 7 de fev.

Nem tudo se resolve dentro de uma sessão de psicoterapia! Muitas vezes, o que a pessoa mais precisa é de um bom emprego, um ambiente familiar ou rede de apoio que a acolha, uma moradia segura ou alimentação garantida! A Psicologia não vai salvar o mundo, não dá para acreditar que a tendência fascista, racista e machista da sociedade pode ser tapeadas com psicoterapia.


Essas ideologias são como ferramentas de manutenção de todo um funcionamento sistemático, regado a muito conteúdo midiático e anos de alinhamento entre a dinâmica industrial e o que deve ser consumido por nós. Se consome violência e desprezo, indiferença. Por exemplo, o coach se encaixa muito bem numa ideologia neoliberal, onde o problema sempre será visto pelo ângulo do “individual”, jamais coletivo (e o coletivo é político, não é mesmo?). Essa ideologia serve para organizar interesses econômicos sobre a vida sem a reflexão crítica do que nos cerca (que perigo!!!) e esse reducionismo é uma forma de evitar a questão central. É como dar um zoom absurdo para poder dizer “tudo vai depender do seu esforço e mérito!”. Cilada. Esse pode ser um caminho de violência de você com você mesmo, no mínimo.


O que você consome e o que reproduz? Como o que você anda alimentando sua alma? Quanto você vem pensando sobre a subversão e ocupação dos espaços físicos e psíquicos a sua volta? Qual o seu próprio conceito de sucesso?



Arte: @potoalado


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Paradoxos

bottom of page