Hora da Razão - Batatinha
Se eu deixar de sofrer, como é que vai ser para me acostumar?


Se eu deixar de sofrer, como é que vai ser para me acostumar?


Lua :) fevereiro/22
Somos seres humanos ou somos O ser Humano? O humano só funciona junto, más somos várias perspectivas de realidades diferentes? Ou somos perspectivas diferentes da mesma realidade? Todas individualmente limitadas? Ou coletivamente completas? O indivíduo existe?
Materialmente o indivíduo não pode existir. Impossível pensar em algo puramente individual, que exista sozinho no universo, nada existe sozinho, portanto tudo existe na forma do todo e só existimos porque existimos juntos.
O Budismo vem nos dizer que o indivíduo (essa noção de separação) é somente uma ilusão mental, que na realidade causal (de causalidade, que diz respeito a causa e consequência) nada existe de forma separada, e que tais ramificações causais são tão complexas que na tentativa de entendê-las, de aplicar alguma lógica racional nós acabamos dividindo a realidade e criando as unidades, os indivíduos.
Falar que o indivíduo não existe está de certa forma equivocado, pois mesmo se for somente uma…
Os pré-socraticos: porra, o pensamento leva a gente além da realidade… o vei, já que a gente tá aqui, do que são feitas as coisas, primordialmente?
Os sofistas: rapaz a realidade é determinada pelo pensamento, e o negócio é usar a lábia.
Sócrates: vocês são uns merda. Essência não é a mesma coisa que opinião.
Platão: veja bem, o que eles botam de opinião a gente aceita como verdade. Não dá mais pra comer esse reg. A gente precisa superar os 7mentos e chegar ao pensamento verdadeiro.
Aristóteles: olha gente os naturalistas la em cima falaram o mais certo. A gente deve buscar a ciência da realidade pura. Metafisica é o nome dessa merda.
Império romano: o cala a boca todo mundo.
Acredito que a realidade nós construímos de maneira orgânica e social. Geralmente só falamos o que é real quando conseguimos provar para outras pessoas que aquilo que nós acreditamos, sentimos, percebemos com nossas sentidos, é validado pelo outro, caso contrário, ficamos na dúvida. Acredito também que ser individual também é importante. O individuo é composto de diversas realidades no qual ele viveu e externa isto. O individuo é o resultado dos vetores externos de diversas realidades no qual ele experimentou socialmente. Esta não é uma linha de raciocínio para contradizer mas para complementar, gostei da ideia sobre as ideias
Uma verdade psicológica só é possível se podermos provar o contrário. Digo psicológica, porque se não enquadramos num parâmetro de análise iremos para a metafísica. Acredito que somos sujeito e objeto ao mesmo tempo, lidar com isso é paradoxal. Porque ao mesmo tempo que observamos somos observados, seja pelo outro ou por nós mesmos através da introspecção. Nossa existência apenas é validada através do outro, sendo assim, a existir é coletivo e indissociável. Mas ao mesmo tempo somos indivíduos e acredito que uns dos nossos desafios é este equilíbrio entre a individualidade e o coletivo. Mas pensar no fato de que não somos tão únicos o quanto pensamos ser, cria um dilema moral, talvez seja isso quando se diz: dissolução do ego. O ser humano é paradoxal.